terça-feira, 27 de julho de 2010

Introdução ao pensamento de um estudante de psicologia (por um próprio)

Uma dúvida paira na cabeça de todos os principiantes dos estudos em psicologia. A pouco tempo eu me perguntava, e pra ser sincero ainda me pergunto: Qual a abordagem principal? 
Acredito que isso seja realmente uma questão secundária para o momento, pois em um ano de efetivo estudo em psicologia, já me apaixonei por pelo menos três formas de abordagem, sem contar o prazer da leitura de fragmentos que outras tantas me proporcionaram.
Talvez, a maior qualidade que um postulante a psicólogo deva apresentar seja a curiosidade. A curiosidade aguça os sentidos, aumenta a percepção e nos leva a mundos novos, que em sua ausência provavelmente nunca conheceríamos. É por meio dos questionamentos surgidos da curiosidade nas interações humanas que formularam-se todas as teorias utilizadas ou até mesmo já abandonadas em psicologia, e, por se tratar esta de uma ciência "diferente", questionada por diversas vezes antigamente, e ainda vista com muito preconceito nos dias atuais, faz-se indispensável a constante pesquisa e comprovação e reformulação de tais teorias, além de obviamente, a extrema necessidade de que se encontre novas formas de olhar o Homem.
Tal escassez na publicação de novas teorias, principalmente com base em nosso contexto brasileiro, e por que não em uma visão mais macro, latino-americano, leva nosso continente a um atraso preocupante em relação ao conhecimento já adquirido em países europeus e nos Estados Unidos.  Acredito que os arquivos que eventualmente disponibilizarei para download deva servir unica e exclusivamente como base para nossos próprios pensamentos, ao estudarmos a psicanálise de Freud e Jung, por exemplo, ou o Behaviorismo Radical de B.F. Skinner, devemos acima de tudo absorver ao máximo as idéias expostas, porém, sem esquecermos do contexto em que os autores estavam inseridos, lidando com uma psicologia embrionária até então e, principalmente, na diversidade cultural da sociedade da época para a nossa. Sem contar é claro, as diferenças histórico-sociais que separam, em distâncias  muito maiores do que os oceanos nos dividem, fazendo com que seja de suma importância, além da leitura pura das publicações, uma adaptação por parte de cada um de nós, ao nosso contexto.

                                  Boa Leitura a todos. Comentários, críticas e colaborações serão sempre bem vindas.


PS* Escrevi este pequeno texto na idéia embrionária da criação de um Blog... Não sabia direito sobre o que iria falar, Tão pouco que publicaria as poesias que por ventura escrevo... Ele está meio perdido por aqui... Mas não diferente de todas as outras linhas constantes do Blog, também expressa sentimentos, e reflexões acerca de uma atividade que domina grande parte do meu dia... O estudo da Psicologia. Portanto.. A postagem fica!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário